Design de Jogos


Proposta de design: Game Photo Camera
janeiro 29, 2008, 2:19 am
Filed under: Propostas | Tags: ,

A capacidade de se capturar uma imagem da tela de um jogo (screenshot) abre enormes possibilidades para reforçar o relacionamento do jogador com seu alter-ego e o universo do jogo. Ao capturar um screenshot o jogador decide que quer fazer algo com aquela imagem. Seja preservá-la para sua memória, compartilhá-lha entre amigos ou documentar algum fato inusitado ou área desconhecida e estranha do jogo.

Capturar um screenshot é algo que deve ser levado mais a sério pelos designers de jogos. Não apenas o screenshot possivelmente tem algum significado especial para o jogador que o capturou, mas ele provavelmente representará uma imagem do seu jogo perante outras pessoas, e causar uma boa impressão com um screenshot pode ser muito bom para seu jogo. Alguns designers sabem disso e facilitam ou otimizam a captura de screenshots. Muito embora o screenshot seja algo clássico dos jogos para computador, os consoles modernos já possuem conectividade com a internet e HD’s capazes de armazenar tais imagens, e apesar do reduzido número de teclas à disposição de um designer para consoles, ele deve ponderar sobre o que poderia ganhar oferecendo esta funcionalidade. Um exemplo de um jogo que facilita o uso de screenshots pode ser encontrado no MMO Guild Wars, pois mesmo que você tenha configurações de vídeo baixas, que não permitiriam rodar o jogo com texturas de alta resolução, o jogo internamente aplica estas texturas e efeitos de iluminação no momento da captura do screenshot, assim garantindo a qualidade da imagem gravada. Além disso, ele oferece a opção de desligar todos os elementos da GUI rapidamente ao capturar a imagem, pois não à nada de mais chato do que ter que se contentar com uma grande barra de energia e ícones na frente do seu incrível personagem. Uma idéia inovadora, no jogo World of Warcraft o jogador pode encontrar um item que lhe permite encomendar uma ilustração impressa em alta qualidade de seu personagem, quase como um screenshot físico.

Porém, porque não aplicar as teorias de ferramentas de autoria à atividade de capturar screenshots? Oferecer aos jogadores a possibilidade de dar mais personalidade a seus screenshots pode ter vários benefícios do ponto de vista do valor agregado ao jogo. Muitos jogadores recorrem a programas de edição fotográfica para adicionar efeitos a seus screenshots, então porque não oferecer algumas destas ferramentas já dentro do jogo. Certamente a tecnologia já nos permite usar efeitos de pós-processamento e diferentes shaders em tempo real para arquivar uma possível obra de arte? Ao criar este sistema, nos basearemos em alguns efeitos artísticos comumente usados por fotógrafos, oferecendo ao jogador um grau de aperfeiçoamento que elevaria a ferramenta ao nível de uma ferramenta autoral. Ao mesmo tempo basear-se em um sistema real nos permite manter a coesão e recompensar o jogador por seu conhecimento, pois um fotógrafo amador poderia tirar proveito do sistema muito mais facilmente, pois já sabe o que esperar de cada controle.

Game Photo Camera

O jogador poderá acessar a Game Photo Camera (G-Cam) através de um menu interno. Neste menu ele terá a opção de configurar alguns atalhos para captura de imagens. Ele poderá configurar até três câmeras, colocando-as nos atalhos “Print Screen”, “Control + Print Screen” e “Shift + Print Screen”. Desta forma ele poderá ter até três pré-configurações para usar a G-Cam.

Por padrão o atalho “Print Screen” irá capturar a tela e salvar no formato de arquivo escolhido (.jpeg padronizado). O atalho “Shift + Print Screen” será padronizado para uma captura de tela removendo todos os elementos da GUI. O atalho “Control + Print Screen” inicialmente está desativado.

Nesta tela de opções o jogador poderá mudar as assossiações de qualquer atalho, bem como escolher a opção “Ativas G-Cam”, que o levará para um menu avançado, onde ele poderá escolher o formato de arquivo a ser usado para armazenar seus screenshots, bem como escolher ocultar ou exibir a GUI para o atalho em questão. Além disso ele poderá configurar todas as opções da G-Cam, como os exemplos a seguir:

Cada imagem mostra um exemplo de como seria um screenshot com o mínimo, um valor mediano e o máximo da configuração em questão.

Contraste (Alto <> Baixo): O controle do contraste determina a diferença entre pontos de alta luminosidade e epontos de baixa luminosidade. Este efeito é um efeito de renderização com shader.
Game Cam Contrast
.
Saturação (Tons de cinza <> Cores estouradas): O controle de saturação determina a quantidade de cor em cada pixel.Este efeito é um efeito de renderização com shader.
 Saturação
.
Velocidade de captura (Normal <> Lenta): A velocidade de captura determina quantas imagens serão usadas na composição final para simular o efeito de borrão por movimento. Este é um efeito de pós-processamento.
Velocidade de captura
.
Profundidade de foco (Infinito <> Close): A profundidade de foco define o quanto os elementos mais distantes da posição da câmera se tornarão borrados. Este é um efeito de pós-processamento.
G-cam: Foco
.
Campo de visão (Normal <> Amplo): O campo de visão altera a renderização dos cenários ao redor da lente da câmera, permitindo que o cenário seja capturado com maior amplitude, mas sofrendo uma leve deformação. Este é um efeito de renderização de geometria.
 FoV
.
Efeitos especiais e filtros: Vários efeitos especiais podem ser usados, como o uso de filtros coloridos que se sobrepõe à imagem e filtros de efeitos como o granulado. Estes geralmente são efeitos de pós processamento.
 Efeitos
.
Com esta poderosa ferramenta de autoria o jogador poderá usar sua criatividade e talento para capturar screenshots realmente únicos. Além disso, a atividade de capturar screenshots ganha um valor artístico, pois fica a cargo de cada jogador dominar e aprender a usar as ferramentas oferecidas para criar imagens inusitadas.
Veja os exemplos a seguir, como um screenshot poderia ser alterado usando-se as configurações da G-Cam:
.
Screenshot original
Screenshot original
.
Screenshot G-Cam
Screenshot usando Saturação reduzida, velocidade de captura lenta, profundidade de foco reduzida e um leve aumento no contraste.
.
Screenshot com G-cam
Screenshot usando saturação mínima e alto contraste.
.
Como pode-se observar, com algumas opções extras, os jogadores adquirem a habilidade de personalizar seus screenshots, elevando o valor que eles possuem a um novo patamar.
Alguns jogos modernos já possuem a habilidade de manipular diversos Shaders diferentes em tempo real, como algumas sequências especiais em Half-Life: Episode 2. Os efeitos de pós-processamento já são considerados padrão, sendo usados em jogos como Hellgate: London e Crysis. Usar a tecnologia para dar mais atividades recompensadoras para os jogadores é o trabalho de um designer de jogos, e a Game Photo Camera é um exemplo de como essa tecnologia pode ser usada para agregar valor ao jogo e criar mais um vínculo entre o jogador e o universo virtual. A G-Cam também oferece uma ferramenta para a divulgação viral de um game pela internet, à medida que os jogadores, orgulhosos de suas galerias e técnicas de captura de screenshots dividem suas imagens entre si.
 .
Textos complementares:
Anúncios

Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: